A 3XN, trabalhando em colaboração com Orbicon e SLA, ganhou um concurso pelo projeto de um novo climatorium em Lemvig, na Dinamarca. A proposta busca criar uma interpretação moderna da natureza da área e da cultura de pesca, enquanto é também influenciada pelas condições climáticas locais.
A proposta predominantemente em madeira equilibra o duplo papel de uma utilidade pública servindo à ciência e às artes e um laboratório de trabalho voltado para a mitigação das mudanças climáticas.
Os hóspedes que se aproximam do Lemvig Climatorium são recebidos por uma entrada de madeira adotando a forma de uma onda, referenciando o casco de um navio e os fiordes escandinavos. O esquema adota uma planta baixa em forma de U, com auditório aberto e sala multifuncional para receber atividades e oficinas.
O Lemvig Climatorium faz parte do Coast to Coast Climate Challenge, um projeto que visa proteger os ativos naturais dos efeitos negativos das mudanças climáticas. Neste caso, o ativo em questão é a água salgada, com o objetivo principal da proposta de 3XN em coletar conhecimento sobre água salgada relevante para o comércio, indústria, turismo e sociedade em geral.
O Lemvig Climatorium está programado para abrir em 2020. O projeto foi desenvolvido para Lemvig Byråd (Conselho da Cidade de Lemvig) e Lemvig Vand og Spildevand (Água e Esgoto de Lemvig).
A notícia do esquema vem logo depois que o 3XN revelou seu projeto para uma nova arena esportiva e masterplan associado em Bregen, Noruega.
Clique em qualquer uma das imagens acima para ver a galeria completa do Lemvig Climatorium da 3XN.
Notícia via: 3XN